Park Geun-hye adia visita aos EUA e Obama oferece ajuda para controlar MERS

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 11h24

Washington, 12 jun (EFE).- O presidente Barack Obama concordou com adiamento da visita da líder sul-coreana Park Geun-hye aos Estados Unidos prevista para a próxima semana e cancelada por enquanto pelo surto do vírus Síndrome Respiratório do Oriente Médio (MERS) que atinge o país, informou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Obama falou com a presidente Park Geun-hye na quinta-feira para expressar seu acordo com a decisão da presidente sul-coreana de adiar sua viagem aos EUA, programada para a semana que vem.

Ambos acordaram que a visita de Park à Casa Branca será postergada para poder dialogar sobre “temas importantes de interesse mútuo”, incluídos os esforços conjuntos para “resistir à ameaça” que representa a Coreia do Norte com seus programas nucleares e de mísseis.

Em comunicado, a Casa Branca explicou, além disso, que Obama transmitiu a Park suas condolências pelos mortos na Coreia do Sul por conta do surto de MERS e ressaltou que os EUA “estão prontos para proporcionar assistência adicional assim que for necessário”.

Com o adiamento de sua viagem aos EUA, Park trata de se mostrar ativa na hora de “salvaguardar a segurança pública, incluída a rápida erradicação do MERS”, segundo disse à imprensa em Seul um alto cargo do escritório presidencial.

Uma mulher de 72 anos morreu hoje pela MERS, o que eleva a 11 o número de vítimas mortais pelo surto desta doença que afeta a Coreia do Sul desde maio.

O número de pessoas em quarentena preventiva chega a 3.680, enquanto 2.788 centros de ensino fundamental ensino médio e bacharelado (14% dos aproximadamente 20 mil que há em todo o país) permanecem fechados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.