Parlamento aprova Denis Zvizdic como primeiro-ministro da Bósnia-Herzegovina

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 14h49

Sarajevo, 11 fev (EFE).- O parlamento bósnio aprovou nesta quarta-feira a designação de Denis Zvizdic, do bósnio-muçulmano Partido de Ação Democrática (SDA), como primeiro-ministro, mais de três meses depois das eleições legislativas.

Zvizdic recebeu o apoio de 28 dos 42 deputados da Câmara dos Representantes do parlamento central da Bósnia-Herzegovina.

Em seu discurso perante os deputados, Zvizdic citou como sua prioridade “solucionar os problemas que estão na via europeia da Bósnia-Herzegovina” e tirar o país da “apatia econômica”.

O primeiro-ministro assegurou que seu mandato será um período de mudanças, reformas radicais e desenvolvimento econômico, com um novo enfoque que dará prioridade aos assuntos econômicos frente à política.

O novo primeiro-ministro pediu aos líderes políticos bósnios que apoiem uma recente declaração da presidência que advoga por impulsionar as reformas e responde a uma nova iniciativa europeia para desbloquear os avanços da Bósnia após anos de estagnação.

Zvizdic tem agora um prazo de 30 dias para propor ao parlamento a composição do Conselho de Ministros, governo central de um país dividido em dois entes autônomos, a federação croata-muçulmana e a república Sprska (sérvia), e vários cantões.

Em sua carreira política, este professor da Faculdade de Arquitetura de Sarajevo, de 51 anos, foi primeiro-ministro do cantão de Sarajevo e presidente da Câmara dos Representantes do parlamento bósnio, entre outros cargos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.