Parlamento britânico decide pressionar pelo reconhecimento da Palestina
Redação Central, 13 out (EFE).- O parlamento britânico aprovou na noite desta segunda-feira uma resolução histórica na qual solicita ao governo conservador de David Cameron que reconheça o Estado palestino.
A resolução, com 274 votos a favor e 12 contra, foi apresentada na Câmara dos Comuns pelo deputado trabalhista MP Grahame, e, embora não tenha caráter vinculativo, pode ter grandes repercussões internacionais.
O ministro para Assuntos de Oriente Médio, Tobias Ellwood, respondeu que o governo britânico se reservava o direito de reconhecer a Palestina quando for o momento apropriado “no processo de paz”.
A resolução, a primeira na história, é vista pela Câmara dos Comuns “como uma contribuição para assegurar uma solução negociada aos dois Estados” e chega depois que a Suécia anunciou no início do mês que que reconhecerá o Estado da Palestina.
Mais de 130 países reconheceram até agora o Estado palestino, mas Suécia foi o primeiro país da União Europeia a anunciá-lo.
Em 2012 o governo do Reino Unido se absteve na votação na qual a Assembleia Geral das Nações Unidas admitiu a Palestina como “Estado Observador”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.