Parlamento da Ucrânia priva seus deputados de todos os privilégios

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2014 08h44

Kiev, 28 fev (EFE).- A Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira uma lei que elimina privilégios aos deputados, sobretudo econômicos, embora tenha mantido intacta a imunidade parlamentar.

Entre os privilégios eliminados estão, entre outros, pagamentos extraordinários, dietas, atendimento médico em uma clínica governamental, uso gratuito do transporte público e dos serviços comunais em suas casas.

Os deputados já não receberão 12 salários extraordinários quando se aposentarem, nem os dois pagamentos extras que ganhavam quando saem de férias.

Igualmente, os legisladores que terminarem seu mandato deixarão de ganhar o salário de deputado durante todo um ano após finalizar a legislatura, privilégio que em alguns casos se estendia a dois anos ou inclusive até a aposentadoria.

O novo ministro da Economia ucraniano, Pavel Sheremet, chegou hoje de metrô ao Ministério em seu primeiro dia de trabalho após ser nomeado para o cargo pela Rada.

No discurso programático de seu recém nomeado Governo, o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, antecipou que “os privilégios devem ser cortados”.

“Seremos obrigados a cortar as despesas de manutenção do aparelho do Estado. Os líderes devem esquecer os voos privados, carros pessoais”, ressaltou o chefe do novo Governo ucraniano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.