Parlamento de Luxemburgo é mais um a aprovar criação de Estado da Palestina

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 13h47

Bruxelas, 17 dez (EFE).- A Câmara dos Deputados de Luxemburgo aprovou nesta quarta-feira duas resoluções a favor do reconhecimento da Palestina como Estado, segundo o parlamento local informou em um comunicado.

A primeira das moções, apoiada pela maioria do parlamento, pede para o governo luxemburguês “reconhecer formalmente o Estado da Palestina segundo suas fronteiras de 1967”, e qualquer modificação neste sentido deve ser estabelecida por israelenses e palestinos.

A resolução acrescenta que o reconhecimento deve ser feito “no momento considerado mais oportuno”.

O texto também pede para o governo “contribuir aos esforços da União Europeia (UE) de apoio ao processo de paz”, com o objetivo de se conseguir uma solução “definitiva e global” que “respeite as aspirações legítimas de paz, segurança e prosperidade” para o povo palestino e o israelense.

O ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, expressou seu apoio ao voto.

A segunda moção, respaldada com 26 votos a favor, três contra e 31 abstenções, referenda a resolução aprovada hoje pelo parlamento Europeu, localizado em Estrasburgo, que reconhece o Estado palestino.

Desta maneira, a Câmara dos Deputados de Luxemburgo segue o mesmo caminho dos parlamentos da Espanha, França, Reino Unido e Irlanda, que aprovaram resoluções similares, que pedem para seus governos reconhecerem o Estado palestino.

A Eurocâmara, que hoje realiza uma sessão plenária em Estrasburgo, aprovou nesta quarta-feira uma resolução de valor simbólico e político em favor do reconhecimento do estado da Palestina (498 votos a favor, 88 contra e 111 abstenções), embora a decisão final seja dos Estados-membros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.