Parlamento grego realiza votação decisiva de candidato à Presidência
Atenas, 29 dez (EFE).- O Parlamento grego realiza nesta segunda-feira a última e decisiva votação do candidato a presidente da República, Stavros Dimas, que em caso de fracassar levará necessariamente à convocação de eleições gerais antecipadas.
Em um último apelo aos deputados, o primeiro-ministro, Antonis Samaras, advertiu este sábado de que quem não apoiar o candidato, automaticamente se aliará com a oposição esquerdista Syriza.
“Nenhum deputado terá direito a dizer que não sabia”, disse Samaras em uma entrevista à televisão pública “Nerit”, que aproveitou para lançar toda sua artilharia verbal contra o Syriza, líder das pesquisas eleitorais.
Na segunda votação, realizada na terça-feira passada, o ex-comissário europeu e várias vezes ministro grego Dimas, de 73 anos, só obteve 168 votos, oito mais que na primeira rodada, mas longe dos 200 (dois terços da câmara) que necessitava.
Nesta última tentativa o candidato só necessitará 180 votos a seu favor, o que implica que necessita obter 12 mais que na rodada anterior.
As previsões da chefia de Governo e das sedes dos dois partidos governamentais apontam que há poucas expectativas que Dimas consiga reunir os votos necessários, por isso que a maquinaria eleitoral já foi iniciada.
Em caso de a votação de hoje não prosperar, a Constituição estabelece um prazo de dez dias para a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições gerais entre três e quatro semanas depois, isto é, entre 25 de janeiro e 1º de fevereiro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.