Parlamento não consegue escolher novo presidente do Iraque
Bagdá, 23 jul (EFE).- O Parlamento do Iraque não conseguiu escolher nesta quarta-feira o novo presidente do país nem seus vice-presidentes por falta de consenso, e fixou para amanhã outra sessão para tentar chegar a um acordo.
O presidente da câmara, Salim al Jabouri, explicou que a Aliança Curda, que inclui a União Patriótica do Curdistão (UPK), pediu mais tempo para chegar a um candidato único.
Al Jabouri, eleito no cargo na semana passada, abriu na terça-feira passada o prazo para apresentar as candidaturas para a presidência da República.
Mais de 100 personalidades iraquianas de diferentes grupos se apresentaram como candidatos, embora, segundo o consenso político no Iraque, o chefe de Estado deva pertencer ao bloco curdo.
Esse mesmo consenso estabelece que quem ocupe o posto do presidente do Parlamento pertença a um grupo sunita e que o primeiro-ministro seja xiita.
Há três dias, a União Patriótica do Curdistão, liderada pelo presidente em fim de mandato, Jalal Talabani, propôs a seus dirigentes Fauaed Maasum e Burhum Saleh como candidatos para a presidência.
Por sua parte, o bloco sunita Mutahidun (Unidos) anunciou que seu líder, Osama al Nuyaifi, ex-presidente do Parlamento, é seu candidato ao posto de vice-presidente da República.
Uma vez que o Parlamento – surgido do pleito legislativo do último mês de abril – eleja um chefe de Estado, este deverá designar a um primeiro-ministro para que forme governo.
Após uma paralisia política que afetou suas duas primeiras sessões, o Parlamento iraquiano optou por Al Jabouri como seu novo presidente no dia 15 de julho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.