Parlamento romeno pede renúncia do presidente Basescu
Bucareste, 25 jun (EFE).- O parlamento romeno exigiu nesta quarta-feira a renúncia do presidente do país, Traian Basescu, por sua ligação com um suposto caso de tráfico de influência de seu irmão, que está em prisão preventiva.
A resolução foi aprovada por 344 votos a favor, 17 abstenções e nenhum voto contra, embora as duas formações de centro-direita afins ao chefe do Estado tenham se ausentado durante a votação.
“O presidente Basescu já não está em condições de garantir o prestígio, a independência, e a legitimação da função presidencial”, e por isso deveria apresentar “sua renúncia imediata”, afirmou a declaração aprovada.
A resolução carece de poder para forçar uma renúncia do presidente, embora seja um revés público para alguém que sempre fez da luta contra a corrupção uma de suas bandeiras.
“O envolvimento do irmão do presidente em atos de corrupção de extrema gravidade e suas relações com membros do crime organizado prejudicaram séria e irremediavelmente a instituição presidencial”, prossegue o texto aprovado.
Basescu não só descartou abandonar na segunda-feira passada seu cargo, mas se mostrou determinado a terminar seu segundo mandato, que acaba com as eleições presidenciais previstas para fim de novembro.
Além disso, o presidente insistiu em negar sua intervenção “diretamente ou por intermediários” em qualquer assunto da Justiça.
Mircea Basescu está em prisão preventiva desde sexta-feira passada por ter recebido 250 mil euros, supostamente, para interceder a favor de um conhecido chefe mafioso local, condenado a oito anos e nove meses por tentativa de assassinato.
O filho do mandatário divulgou recentemente gravações que apontavam a uma entrega de dinheiro para que Mircea Basescu obtivesse durante o julgamento um rebaixamento da condenação, e sugeriu que o presidente conhecia as atividades de seu irmão. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.