Parlamento russo aprova ação de Putin para suspender acordo de plutônio com EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 19/10/2016 11h37
EFE/Alexey Nikolsky Presidente da Rússia Vladimir Putin fala com a imprensa sobre derrubada de avião militar pela Turquia

O Parlamento da Rússia aprovou de forma unânime a ação do presidente, Vladimir Putin, para suspender um acordo com os Estados Unidos sobre a eliminação de armas com plutônio. 

Putin citou a “emergente ameaça à estabilidade estratégica como resultado das ações não amistosas dos Estados Unidos” como o motivo por trás da medida. 

Segundo o acordo, símbolo da reaproximação dos EUA com a Rússia, os dois países deveriam eliminar 34 toneladas de armas com plutônio, material suficiente para cerca de 17 mil ogivas nucleares. 

O presidente russo afirmou que o acordo pode ser restaurado se os EUA retirarem suas Forças enviadas para a fronteira com a Rússia e revogar as sanções contra o país. 

O vice-ministro de Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse para políticos nesta quarta-feira que Moscou pode tomar outras medida que seriam “dolorosas” para os EUA se Washington instaurar mais sanções.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.