Parlamento ucraniano tentará criar coalizão para escolher premiê
Kiev, 23 fev (EFE).- A Rada Suprema (legislativo) da Ucrânia tentará neste domingo formar uma coalizão parlamentar para começar a debater as candidaturas a primeiro-ministro do país, em mais um passo para a formalização da tomada do poder por parte da oposição.
Em sua sessão de hoje, o Parlamento abordará em primeiro lugar a formação de uma coalizão de maioria, informou o deputado Nikolai Tomenko, do partido Batkivschina (Pátria) da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko.
Esta é uma condição contemplada pela Constituição de 2004, que no sábado foi novamente posta em vigor em outra sessão parlamentar, na qual a oposição ao deposto presidente Viktor Yanukovich nomeou vários cargos, entre eles alguns ministros, e destituiu o líder com uma simples votação e sem debate.
Tomenko reconheceu que a formação de uma coalizão de maioria pode ser complicada dado que os deputados das frações opositoras – a própria Batkivschina, o partido Udar (Golpe) e Svoboda (Liberdade) – não querem aceitar que se somem alguns legisladores do Partido das Regiões, do deposto Yanukovich e até agora no Governo.
O deputado assegurou que no Parlamento já soam três candidatos para o posto de primeiro-ministro, a própria Tymoshenko, o líder da fração parlamentar de Batkivschina, Arseni Yatseniuk, e o independente Piotr Poroshenko. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.