Parlamento ucraniano vota retorno da Constituição de 2004
Kiev, 21 fev (EFE).- A Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia votará nesta sexta-feira a restituição da Constituição de 2004, que limita os poderes do chefe do Estado, anunciou o presidente do Legislativo, Vladimir Ribak.
“Hoje temos que votar uma série de leis. Entre elas, a restituição da Constituição de 2004. É o primeiro assunto e temos que aprová-la”, disse Ribak no início da sessão extraordinária que a Rada realiza hoje.
A restituição da Carta Magna de 2004 é uma das principais exigências da oposição ucraniana, que exige também a realização de eleições presidenciais antecipadas.
Após o anúncio de Ribak, várias dezenas de deputados do governista Partido das Regiões e dos grupos opositores protagonizaram uma briga, mas após alguns minutos de empurrões a calma foi restabelecida.
Pouco depois, foi decretado um recesso, a fim de redigir o projeto de lei para restituir a Constituição de 2004, reformada em 2010 pelo atual presidente, Viktor Yanukovich, meses após assumir a chefia do Estado para aumentar seus poderes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.