Participação dos importados no consumo brasileiro foi recorde em 2014
Rio de Janeiro, 5 mar (EFE).- Os produtos importados responderam no ano passado a 22% do consumo brasileiro, uma participação recorde na demanda nacional e 0,6% superior a de 2013, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A participação dos importados no consumo nacional em 2014 foi a maior registrada em um ano desde que a CNI começou a medir, em 1996, o chamado coeficiente de penetração das importações, segundo um comunicado do organismo.
De acordo com o estudo, o consumo de matérias-primas importadas por parte da indústria também foi recorde no ano passado, com uma participação de 24,2%, acima do 23,4% medido em 2013.
“O coeficiente de matérias-primas importadas manteve o crescimento ininterrupto que iniciou em 2010 e alcançou um novo marco histórico em 2014”, segundo a CNI.
Dos 21 setores industriais analisados no estudo, apenas dois, de papel e celulose e derivados de petróleo, reduziram o coeficiente de matérias-primas importadas em sua produção frente a 2013.
De acordo com a CNI, o coeficiente de exportação, que mede a participação dos exportados na produção nacional, manteve-se relativamente estável, como nos últimos anos, com uma leve queda de 19%, em 2013, até 18,8%, em 2014.
A tendência de aumento dos produtos fabricados fora do Brasil no consumo tende a crescer nos próximos meses, segundo a CNI, como consequência da desvalorização do real frente ao dólar, que barateia as importações e encarece as exportações.
O dólar registrou uma forte alta nos últimos meses e tanto ontem como hoje beirou a marca dos R$ 3, maior valor desde agosto de 2004. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.