Participação em eleições israelenses sobe 71,8%
Jerusalém, 17 mar (EFE).- A participação nas eleições gerais que Israel realizou nesta terça-feira aumentou 71,8%, o maior índice desde 1999, informou a Comissão Eleitoral.
Esse nível é quatro pontos superiores ao registrado nas eleições realizadas em 2013, quando alcançou 67,8%. A marca histórica de participação em Israel é de 77,3%, embora nos últimos 15 anos tenha caído a 70%. Quase 5,9 milhões de israelenses estavam habilitados a votar nessas eleições antecipadas para a 20ª legislatura do parlamento e 34º governo de Israel.
Ao todo, três pesquisas de boca de urna informaram um empate técnico entre a União Sionista e o Likud, com 27 ou 28 cadeiras, e embora ambos tenham possibilidades de formar governo, parece que é o conservador Benjamin Netanyahu que desfruta das melhores probabilidades, caso sejam confirmados os resultados desses levantamentos. A chave passa pelo partido de centro-direita Kulanu, cujo líder, Moshe Kahlon, dissidência do Likud há dois anos, obteria dez cadeiras.
Esta noite, em declarações a imprensa, o dirigente se negou a revelar seus próximos passos e se limitou a confirmar que se focará em um governo que promova uma política social. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.