Participação nas eleições sírias, vencidas por Assad, foi de 73,42%
Damasco, 4 jun (EFE).- A participação na eleição presidencial na Síria, dentro e fora do país, foi de 73,42%, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz do Tribunal Constitucional Supremo, Mayed Jadara, em coletiva de imprensa em Damasco.
No total compareceram as urnas 11.634.412 cidadãos dos 15.840.575 convocados a votar.
Minutos antes o presidente da Comissão Judicial Eleitoral Suprema, Hisham al Shaar, tinha anunciado o fim da apuração dos votos, que foram levados para a corte constitucional antes da publicação.
Hoje mesmo o presidente do Parlamento, Mohammed al Laham, anunciou o resultado oficial. Bashar al Assad foi reeleito com 88,7% dos votos válidos.
Em comunicado, Assad pediu aos cidadãos moderação e que evitem dar tiros para o alto para mostrar alegria ou entusiasmo para não pôr nenhuma vida em risco.
O presidente reeleito pediu que os sírios manifestem “seus sentimentos nacionais como um reflexo de sua civilização e moral”.
Estas foram as primeiras declarações do presidente, agora reeleito, desde a realização ontem do pleito, o primeiro com mais de um candidato em meio século.
A votação dentro da Síria aconteceu ontem, e para os sírios no exterior em 28 de maio nas embaixadas dos países de residência dos cidadãos.
Concorreram com Assad o deputado da oposição tolerada Maher Abdel Hafez Hayar e o ex-ministro Hassan Abdullah al Nouri. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.