Partidários de Assad e rebeldes fecham acordo sobre cidades disputadas
Beirute, 24 set (EFE).- O grupo xiita libanês Hezbollah, aliado do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, e facções opositoras sírias fecharam nesta quinta-feira um acordo para pacificar os povoados disputados de Fua, Kefraya e Al Zabadani, no território da Síria.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos apontou que, segundo informações preliminares, ambas as partes acertaram a evacuação das mulheres e menores de Fua e Kefraya, rodeadas por grupos insurgentes, em troca de que os rebeldes se retirem de Al Zabadani, perto de Damasco, e se transfiram para a província de Idlib (norte).
Além disso, combinaram que haja um cessar-fogo nessas localidades durante os próximos seis meses.
O pacto foi apoiado por Turquia e Irã, que apoiam a oposição e o regime sírio, respectivamente, enquanto a ONU o supervisionou.
Pela parte rebelde, participaram das negociações o Movimento Islâmico dos Livres do Sham (Síria) e combatentes da Al Zabadani.
Fua e Kefraya são dois povoados de maioria xiita localizados em Idlib, que é controlada quase totalmente pela Frente al Nusra, braço sírio da Al Qaeda, e outras facções.
Ao Zabadani, que fica perto da fronteira com o Líbano, é desde o começo de julho palco de uma ofensiva conjunta do regime sírio e do Hezbollah, que querem expulsar de lá os opositores.
As partes estão negociando há meses para pôr fim às hostilidades nestas regiões, onde no passado foram acertados vários cessar-fogo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.