Partidários do movimento xiita dos houthis assumem segurança no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2015 09h28
  • BlueSky

Sana, 13 jan (EFE).- O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, designou três oficiais ligados ao movimento xiita dos houthis e ao ex-mandatário Ali Abdullah Saleh para os principais postos das Forças de Segurança Especiais (FSE), informou nesta terça-feira a agência oficial “Saba”.

Hadi publicou ontem à noite dois decretos republicanos, o primeiro designando o general Abdelrazeq al Maruni líder da FSE, anteriormente conhecidas como Forças de Segurança Central, organização criticada no passado por ser dominada por Saleh e sua família.

O segundo decreto nomeou o general Ali Qurqur como chefe do Estado-Maior das FSE e o coronel Nasr al Shusbi diretor de operações deste organismo de segurança.

Al Maruni é membro dos houthis, enquanto Qurqur e Al Shusbi são seguidores de Saleh, que cedeu o poder a Hadi em fevereiro de 2012 após uma revolução contra seu regime.

Saleh, punido pelo Conselho de Segurança da ONU por tentar dificultar a transição política no Iêmen, é considerado aliado dos houthis.

A nomeação de houthis em postos importantes faz parte do estipulado no acordo assinado entre o movimento xiita e a presidência iemenita em 21 de setembro.

Um dos pontos do pacto é que os houthis devem estar presentes em todos os órgãos de Estado, tanto civis como militares.

Desde então, nomes ligados ao movimento foram nomeados para altos cargos de segurança, como o general Abdelrazq al Moayed, atual chefe da polícia de Sana, e para postos políticos como governadores provinciais.

O acordo estipula também a retirada dos milicianos houthis de Sana e de outras províncias, o que não vem sendo cumprido.

Em 6 de janeiro, Hadi acertou com os houthis iniciar um diálogo para pôr fim as suas diferenças, agravadas pela contínua expansão militar pelo país do movimento, que controla na atualidade sete províncias, incluindo Sana.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.