Partido antieuropeu UKIP ganhar outra cadeira no parlamento britânico

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 12h20

Viviana García

Londres, 21 nov (EFE).- O antieuropeu Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) continua com seu avanço nas urnas ao conseguir, nesta sexta-feira, uma segunda cadeira no parlamento britânico, um golpe para David Cameron a seis meses das eleições gerais.

Com uma campanha marcadamente contrária à imigração, o UKIP ganhou a eleição realizada na quinta-feira na circunscrição inglesa de Rochester & Strood, vazia há dois meses quando seu deputado conservador, Mark Reckless, optou por mudar alianças e se uniu à formação do populista Nigel Farage.

Embora a vitória de Reckless como deputado do UKIP fosse amplamente esperada, a nova cadeira deste partido representa um duro golpe para o primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador David Cameron, que procura a reeleição nas eleições de maio de 2015.

Com uma participação que chegou a 50,67%, Reckless obteve 16.867 votos (42,10%), seguido pela conservadora Kelly Tolhurst, que contou com 13.947 cédulas (34,81%), enquanto em terceiro lugar ficou o trabalhista Naushabah Khan, com 6.713 votos (16,76%).

Os conservadores já sofreram nas urnas quando outro de seus deputados, Douglas Carswell, também se uniu ao UKIP e conseguiu dar a essa formação sua primeiro cadeira pela circunscrição de Clacton, no sudeste da Inglaterra.

O segundo deputado que obtém uma cadeira pela UKIP chega em um momento de um intenso debate sobre a imigração e o referendo sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que Cameron prometeu para 2017, sempre que os conservadores ganhem em 2015.

Os analistas anteciparam tal número de votos ao UKIP no pleito de maio, partido que poderia ganhar mais de 20 deputados na câmara dos Comuns, o que o situaria inclusive como terceira formação se os liberal-democratas do vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, perderem cadeiras como preveem muitos especialistas.

Atualmente, a câmara baixa -com um total de 650 membros- tem 303 deputados conservadores, 257 trabalhistas e 56 liberal-democratas, enquanto as outras cadeiras correspondem a partidos menores.

Em entrevista à imprensa, Farage disse hoje que qualquer um que tentar antecipar o que irá acontecer nas eleições gerais de 2015 estará “perdendo o tempo”, porque a situação é “imprevisível” e advertiu que mais deputados conservadores podem se unir ao UKIP.

“Vencemos o partido no governo, por assim dizer, uma luta de vida e morte. Isto representa uma grande vitória”, afirmou um sorridente Farage à “Sky News” após conhecer o resultado.

Farage admitiu que seria uma surpresa se não houvesse mais deputados conservadores que se unem ao UKIP.

“Nas próximas semanas, o povo estará pensando e, talvez, alguns se perguntem: sabe, tenho melhores oportunidades de ganhar com um bilhete púrpura (a cor do UKIP) do que com um azul (o dos conservadores)”, afirmou Farage.

Após ser divulgada a vitória do UKIP, Cameron assegurou que está “absolutamente determinado” a recuperar a cadeira de Rochester & Strood, que até as eleições de 2010 era reduto trabalhista.

“Estou absolutamente determinado a recuperar esta cadeira nas próximas eleições gerais, porque um governo não conservador pode arriscar a recuperação (econômica) ou colocar Ed Miliband em Downing Street (sede do Executivo)”, assinalou o primeiro-ministro em entrevista à imprensa.

“Estou mais determinado do que nunca a oferecer segurança ao Reino Unido”, insistiu Cameron ao defender o programa de austeridade de seu governo para impulsionar a recuperação econômica do país.

Além de Reckless e Carswell, o militante conservador Richard Barnes, que foi número dois do prefeito Boris Johnson na Prefeitura de Londres de 2008 a 2012, decidiu há dois meses deixar seu partido para se unir ao UKIP.

O partido de Farage conseguiu 24 eurodeputados nas eleições europeias de maio, com quase 30% dos votos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.