Partido Conservador vence no Reino Unido e Cameron se encontra com a rainha

  • Por EFE - editado
  • 08/05/2015 09h48
EFE/Facundo Arrizabalaga David Cameron comemora vitória dos conservadores nesta sexta (08); ele é primeiro-ministro desde 2010

O Partido Conservador do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, ganhou com maioria absoluta as eleições gerais realizadas ontem, segundo os dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

Os “tories” obtiveram as 326 cadeiras necessárias para governar sozinho com maioria na câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, integrada por 650 deputados.

As projeções da rede “BBC” indicam que Cameron poderia obter até 331 cadeiras, enquanto o Partido Trabalhista de Ed Miliband pode ficar com 234 assentos, muito abaixo do que antecipavam as enquetes sobre intenções de voto.

O primeiro-ministro se reuniu com a rainha Elizabeth II, que lhe encarregou a formação do novo governo, como é protocolar no Reino Unido (veja mais abaixo).

Em declaração feita após renovar sua cadeira pela circunscrição de Witney, no condado de Oxforshire (sudeste do país), Cameron destacou que os “tories” tiveram uma “noite boa e positiva”.

Além de agradecer os eleitores de Witney pela vitória, Cameron disse que o bom resultado nacional foi consequência de uma “campanha positiva” para “salvaguardar a economia e criar emprego” e também para “planejar os próximos cinco anos”.

Cerca de 50 milhões de britânicos foram às urnas para renovar a câmara dos Comuns do parlamento de Westminster.

Como terceira força política nessa câmara baixa se situa o Partido Nacionalista Escocês (SNP) de Nicola Sturgeon, ao obter 56 das 59 cadeiras reservados para a Escócia, o que representa um avanço arrasador pois na anterior legislatura contava com apenas 6 deputados.

A abertura do novo parlamento está fixada para 18 de maio, enquanto em 27 deste mês é a data do chamado “Discurso da Rainha”, quando Elizabeth II vai à Câmara dos Lordes para ler o programa de legislação preparado pelo novo governo.

Cameron e a rainha

David Cameron, concluiu a audiência com a rainha Elizabeth II, que lhe encarregou da formação do governo após ter ganhado, com maioria absoluta, as eleições da quinta-feira.

Acompanhado de sua esposa, Samantha, Cameron chegou à residência da soberana às 12h29 local (8h29, em Brasília).

Cameron chegou em um carro na residência da soberana para cumprir com o ritual de comunicar os resultados eleitorais à rainha, que por sua vez lhe encarregou a formação do novo governo.

A soberana britânica retornou a sua residência londrina cerca de 50 minutos antes da chegada de Cameron, já que se encontrava no castelo de Windsor, aos arredores da capital.

Elizabeth II recebeu ao longo de suas seis décadas de reinado 12 primeiros-ministros, o primeiro deles Winston Churchill (1908 a 1965), do Partido Conservador como David Cameron.

Uma vez que a rainha tenha encarregado a formação do novo governo, o primeiro-ministro pode anunciar sua composição de forma imediata.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.