Partido de May mantém liderança após ataque em Londres, diz pesquisa

  • Por Estadão Conteúdo
  • 06/06/2017 15h46
EFE Theresa May

O Partido Conservador, da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, deve obter a maioria dos assentos no Parlamento nas eleições gerais desta quinta-feira, apesar de uma campanha eleitoral desafiadora, aponta a pesquisa final do instituto britânico Opinium.

Segundo o levantamento, o primeiro realizado após os atentados em Londres no sábado, o partido de May conta com 43% das intenções de voto, contra 36% do Partido Trabalhista. Em comparação com a última pesquisa, divulgada no dia 30 de maio, os conservadores mantiveram-se com o mesmo número, enquanto os trabalhadores perderam um ponto porcentual. 

O instituto destacou que, apesar da liderança do partido da premiê, há um “contraste claro” em relação ao começo da campanha, quando os conservadores tinham uma liderança de 19 pontos à frente dos trabalhadores. 

Ainda, o levantamento mostrou que a campanha eleitoral prejudicou a reputação de May. No começo da campanha, a premiê britânica tinha uma taxa líquida de 21% de aprovação e agora conta com 5%. Ante a última pesquisa, a taxa líquida da premiê subiu 1%, com 44% de aprovação e 39% de desaprovação.

Já o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, viu sua popularidade aumentar, embora a taxa líquida de aprovação permaneça negativa (-7%). Corbyn conta com 35% de aprovação, ante 42% de desaprovação. Na pesquisa anterior a desaprovação era maior (43%) e a aprovação era menor (31%), com uma taxa líquida de -12%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.