Partido de oposição vence eleições, e Narendra Modi será novo premiê da Índia

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 19h34

(Corrige título e lead)

None

Nova Délhi, 17 mai (EFE).- O Partido do Povo (Bharatiya Janata Party, ou BJP na sigla em inglês) venceu as eleições gerais da Índia, com pelo menos 278 das 543 cadeiras do parlamento, anunciou nesta sexta-feira a Comissão Eleitoral do país, e com isso o nacionalista Narendra Modi, líder da legenda, será o novo primeiro-ministro do país.

O Partido do Congresso, da dinastia Nehru-Gandhi, que governou a Índia praticamente desde a independência, obteve o pior resultado de sua história, com no máximo 44 cadeiras, muito menos que as 206 obtidas nas eleições anteriores, de 2009.

A Comissão Eleitoral anunciou na madrugada local (início da noite desta sexta em Brasília) a apuração final dos votos após um lento processo que começou um dia antes e no qual as projeções apontavam desde o início que Modi teria uma ampla vitória.

“Embora tenhamos clara maioria, espero que todos os partidos colaborem para dirigir o país, porque um governo não pertence a nenhum partido, mas à nação”, disse Modi perante seus seguidores em Vododara, distrito pelo que se apresentava no estado de Gujarat.

O BJP obteve uma confortável maioria, superando as 272 cadeiras necessárias, o que não acontecia na Índia desde as eleições vencidas em 1984 por Rajiv Gandhi após o assassinato de sua mãe Indira, quando o Congresso obteve 415 assentos.

O desastre eleitoral do Congresso é maior se forem comparadas as 44 cadeiras que pode obter nessas eleições com o pior resultado do partido até o momento, em 1999, quando o partido dos Nehru-Gandhi alcançou 114 assentos, mais do que o dobro dos atuais.

“O Congresso fez isso bastante mal e como vice-presidente do partido, assumo minha responsabilidade”, disse Rahul Gandhi em entrevista coletiva na sede do partido em Nova Délhi.

A legenda governante chegava às eleições com as enquetes contra, lastreada pelos casos de corrupção e pelo arrefecimento da economia, e sem que Rahul fora nem sequer formalmente seu candidato, mas tão somente o chefe de campanha eleitoral.

Diante da imagem de inoperante do partido no poder, o hinduísta Modi era o favorito em todas as previsões, aprovado por uma imagem de bom gerente como chefe de governo em Gujarat, um dos estados mais prósperos do país.

“Self made man”, que quando criança ajudava o pai em uma loja de chá, Modi é, no entanto, temido pelas minorias por supostamente permitir o massacre em 2002 de quase mil muçulmanos em Gujarat.

As eleições gerais aconteceram ao longo de cinco semanas e registraram um recorde de participação de 66,3% com 551 milhões de votantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.