Partido governante da Nova Zelândia perde maioria absoluta
Sydney (Austrália), 4 out (EFE).- O Partido Nacional, que governa a Nova Zelândia desde 2007, perdeu a maioria absoluta no Legislativo, depois que a Comissão Eleitoral do país anunciou neste sábado o resultado oficial definitivo das eleições gerais realizadas no último dia 20.
Ainda assim, o Partido Nacional (centro-direita) foi o vencedor do pleito com 60 das 121 cadeiras do próximo parlamento, uma a menos do que era esperado.
O Partido Trabalhista (centro-esquerda) ocupa o segundo lugar com 32 deputados, ao receber 25,23% dos votos válidos.
Já o Partido Verde (ambientalista de esquerda) terá na nova legislatura 14 parlamentares, enquanto o Nova Zelândia Primeiro (centro-direita) ganhou 11 cadeiras; o Partido Maori, 2; o ACT (direita), 1; e o Futuro Unido (centro), 1.
O primeiro-ministro da Nova Zelândia, o liberal John Key, não terá problemas para ser reeleito pelo parlamento para um terceiro mandato de três anos, sobretudo depois que conseguiu formar alianças nos últimos dias com o ACT, o Futuro Unido e, a mais recente, com o Partido Maori que, segundo a “Radio New Zealand”, será anunciada amanhã.
Key lamentou em entrevista à imprensa a perda da maioria absoluta, mas destacou que o resultado é definitivamente melhor que os obtidos por seu partido em 2008 e 2011. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.