Partido governante vence eleições europeias na Polônia
Varsóvia, 27 mai (EFE).- O partido do primeiro-ministro Donald Tusk, o partido liberal de centro-direita Plataforma Cidadã, obteve a vitória nas eleições europeias na Polônia com 32,13% dos votos, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira após o final da apuração.
O Plataforma Cidadã venceu apesar de os resultados disponíveis até agora terem dado a vitória ao principal partido da oposição, o nacionalista conservador Lei e Justiça, grupo liderado por Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo de Lech, o presidente polonês falecido no acidente aéreo de Smolensk.
No entanto, com a apuração concluída, o Lei e Justiça terminou com 31,78% dos sufrágios.
A jornada de votações teve uma participação de 23,82%, inferior ao 24,5% de 2009.
A terceira força política na Polônia volta a ser a Aliança de Esquerda, SLD, que conseguiu 9,44% de votos e confirma a esquerda em uma posição marginal dentro do espectro político polonês.
Junto a esses partidos também alcança pela primeira vez representação na Eurocâmara o partido eurocético Nova Direita (7,15%), liderado pelo veterano radical e monárquico Korwin-Mikke.
O Partido Camponês, de centro-direita, conseguiu ultrapassar o patamar de 5% e estará representado em Estrasburgo graças a 6,80% de apoios.
Com os dados definitivos, Lei e Justiça e Plataforma Cidadã contarão com 19 cadeiras cada um, o SLD com cinco, e Nova Direita e Partido Camponês com quatro respectivamente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.