Partido governante vence eleições parlamentares em Cingapura
Kuala Lumpur, 11 set (EFE).- O Partido de Ação Popular (PAP), que governa há mais de 50 anos em Cingapura, venceu nesta sexta-feira as eleições parlamentares no país, segundo os resultados preliminares, que indicam que a legenda conseguiu 51 das 52 cadeiras do parlamento anunciadas até agora, enquanto o opositor PT obteve uma.
Lee Hsien Loong, atual primeiro-ministro e líder do PAP, conseguiu assim a maioria dos 89 assentos do parlamento unicameral e renovará seu mandato pela terceira vez consecutiva.
Durante a campanha, Lee ligou seu governo à continuidade da prosperidade do país e criticou a inexperiência da oposição.
No entanto, uma parte dos eleitores cingapurianos está ressentida pelo que considera um alto número de imigrantes, o aumento do custo de vida e da desigualdade e a pouca liberdade de expressão neste pequeno país de 5,4 milhões de habitantes e que se tornou independente em 1965.
Nas últimas eleições gerais, em 2011, o PAP obteve 60,1% dos votos e 81 cadeiras.
A vitória de PAP reforça a figura de Lee Hsien Loong, que tentou durante os nove dias de campanha vincular sua gestão atual e futura ao legado dos 50 anos de independência nos quais seu partido governou o país ininterruptamente.
Em alguns de seus comícios, ele apelou à imagem de seu pai, Lee Kuan Yew, que faleceu em março deste ano e é considerado o fundador da Cingapura moderna, além de ter sido primeiro-ministro entre 1959 e 1990.
Durante seu mandato, Lee Kuan Yew apostou em políticas baseadas na economia de mercado e no controle estrito da imprensa. EFE
fb/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.