Partido Liberal vence eleições do Québec, no Canadá
Toronto (Canadá), 7 abr (EFE).- O Parti libéral du Québec (partido liberal do Québec, PLQ) ganhou nesta segunda-feira, com maioria absoluta, as eleições dessa província canadense de língua francesa, superando com folga o Parti Québécois (partido quebequense, PQ).
O resultado permitirá ao liberal Philippe Couillard formar um governo sem oposição no Parlamento provincial, a Assembleia Nacional, e afasta a possibilidade que a província realize um referendo de independência do Canadá.
Os resultados provisórios divulgados pela autoridade eleitoral do Québec indicam que o PLQ de Couillard conseguirá 70 dos 125 deputados da Assembleia Nacional, enquanto o PQ da atual primeira-ministra, Pauline Marois, ficará com 30.
Em terceiro lugar ficou a Coalition Avenir Québec (coalizão para o futuro do Québec, CAQ), um partido nacionalista conservador, com 22 deputados, enquanto os independentistas do Québec Solidaire (Québec solidário, QS), de esquerda, obtiveram três cadeiras.
Poucos minutos depois das 23h locais (0h de Brasília da terça-feira), Pauline, que não conseguiu uma cadeira para si mesma no Parlamento, reconheceu a derrota do PQ.
A atual primeira-ministra, que fez história em 2012 ao ganhar as eleições anteriores e se tornou a primeira mulher a comandar o governo do Québec, disse aos seus partidários que após o resultado renunciará à liderança do PQ.
Sem mencionar uma só vez a palavra “soberania”, Pauline disse que “o Québec tem que promover seus valores” e lançou uma passional defesa da língua francesa.
“Durante 400 anos estivemos falando este belo idioma nesta parte da América do Norte. Agora somos 8 milhões os que falamos francês. Não esqueçamos todas as batalhas que tivemos. Temos que promover a língua francesa, sempre” disse.
Pauline convocou eleições antecipadas no início de março quando as pesquisas indicavam que o PQ poderia conseguir com facilidade a maioria absoluta no parlamento provincial, a chamada Assembleia Nacional.
Porém, após uma campanha dominada por referências a um possível referendo de independência, a vantagem do PQ desapareceu e o PLQ de Couillard acabou à frente em todas as consultas.
Os dados da autoridade eleitoral do Québec revelam que 4,1 milhões de pessoas votaram nas eleições provinciais, 70,59% do eleitorado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.