Partido que levou Fujimori ao poder muda de nome e renega fujimorismo

  • Por Agencia EFE
  • 12/05/2014 14h52

Lima, 12 mai (EFE).- O grupo Cambio 90, que levou o ex-presidente peruano Alberto Fujimori pela primeira vez ao poder, em 1990, mudou o nome e renega qualquer vinculação com o fujimorismo, informou nesta segunda-feira seu líder, o congressista Renzo Reggiardo.

O deputado, que integra a bancada independente Concertação Parlamentar, declarou ao “Canal N” de televisão que seu partido se chamará agora Peru Pátria Segura e que seus militantes querem evitar que a opinião pública continue a vinculá-lo com o fujimorismo.

Reggiardo enfatizou que “a origem do partido é o Cambio 90”, com o qual Fujimori venceu o escritor Mario Vargas Llosa nas eleições presidenciais daquele ano a, mas que há cerca de um ano os militantes decidiram “praticamente por unanimidade” pela mudança de nome.

“Decidimos trocar o nome porque consideramos que havia uma proposta diferente da que havia, e é preciso reconhecer uma evidente vinculação (na opinião pública) com o fujimorismo, e para muitos já é sabido que não temos vinculação com os grupos atualmente fujimoristas”, explicou.

A ex-deputada Keiko Fujimori lidera o partido Força Popular, e o advogado do ex-presidente, William Castillo, iniciou os trâmites para tentar inscrever perante o júri eleitoral ao agrupamento fujimorista Avança Frente Liberdade.

Representantes de Força Popular afirmam que Castillo só procura representação política, e o advogado rebateu que sua intenção é “lutar pela liberdade” de Fujimori, que cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e corrupção.

Reggiardo anunciou que seu partido apresentará candidatos às eleições regionais e municipais de outubro em cidades como Ayacucho, Cuzco e Arequipa.

No caso de Lima, acrescentou que estão tendo conversas com o prefeito do distrito de San Miguel, Salvador Heresi, que anunciou sua intenção de se candidatar à prefeitura da capital. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.