Partidos russos decidem antecipar pleitos parlamentares para setembro de 2016
Moscou, 2 jun (EFE).- Os partidos políticos russos com representação parlamentar concordaram nesta terça-feira em antecipar as eleições legislativas para setembro de 2016, três meses antes do previsto.
“Neste momento há acordo entre todas as facções parlamentares, inclusive os comunistas”, disse o vice-presidente da Duma (Câmara dos Deputados), Igor Lebedev, à agência “Interfax”.
Segundo o deputado nacionalista, os partidos com representação parlamentar não se opõem a realizar o pleito no terceiro domingo de setembro de 2016.
A legenda do Kremlin, Rússia Unida, explicou que o objetivo da mudança de datas é não obstruir o trabalho dos deputados, que teriam tempo de participar da campanha eleitoral após as férias de verão.
Caso as legislativas fossem realizadas em 4 de dezembro, como manda a legislação, a campanha eleitoral obrigaria muitos deputados a abster-se durante várias semanas de cumprir suas tarefas parlamentares.
Alguns juristas advertiram nos últimos dias que o adiantamento do pleito deve receber o sinal verde do Tribunal Constitucional.
As eleições parlamentares anteriores, realizadas em 2011, terminaram com os maiores protestos antigovernamentais desde a queda da União Soviética, devido às denúncias de fraude contra a Rússia Unida.
O atual primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, propôs em 2008, quando era presidente do país, reformar a Constituição para aumentar de quatro a cinco anos a legislatura da câmara baixa do parlamento.
Além disso, propôs aumentar de quatro a seis anos o mandato presidencial, razão pela qual os próximos pleitos à chefia do Kremlin serão realizados em 2018.
Desta forma, caso o atual presidente russo, Vladimir Putin, decida apresentar-se à reeleição, poderia perpetuar-se no poder até 2024. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.