Passagem de ciclone por Vanuatu deixa 4 mortos e muitos danos

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2015 03h10

Sydney (Austrália), 14 mar (EFE).- A passagem neste sábado do ciclone Pam por Vanuatu, um dos mais potentes registrados no Pacífico Sul, deixou quatro mortos e numerosos danos na pequena ilha.

Os serviços de emergência do país preparam uma grande operação de busca e resgate das vítimas desta tempestade de categoria 5 que, segundo fontes não confirmadas, pode ter causado várias dezenas de mortes.

De acordo com várias organizações humanitárias, a capital Port-Vila teria sofrido uma “completa destruição” com a passagem do ciclone, que varreu o arquipélago com ventos de até 340 km/h, segundo a emissora australiana “ABC”.

Em Port-Vila houve pelo menos quatro mortos, disse à ABC o coordenador da organização dedicada à luta contra a mudança climática 350, Isso Nihmei, que foi ajudar os moradores de um bairro de pescadores que pediam auxílio e que mais tarde morreram no hospital.

O porta-voz do Escritório Nacional de Gestão de Desastres, Mishaen Lulu Garae, disse a Rádio “New Zealand” que o ciclone destruiu casas, prédios públicos e várias infraestruturas, inclusive parte do principal hospital, em Port-Vila, onde vivem 40 mil pessoas.

Garae também indicou que as comunicações com as províncias do norte foram cortadas e que por enquanto não sabem precisamente qual a situação que a região ficou, embora assuma que também foi devastada.

O Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU disse que ainda não há dados oficiais de mortos ou feridos, mas indicou que algumas informações apontam que 44 pessoas teriam morrido na província de Penama, no centro do país.

Após afetar a região norte e central de Vanuatu, Pam estava a cerca de 175 quilômetros ao sul de Tanna, no sul do arquipélago, à meia-noite, e se deslocava cerca de 32 km /h para o sul, segundo o serviço meteorológico de Vanuatu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.