Passeatas tentam bloquear manifestações de extrema-direita na Alemanha
Berlim, 1 mai (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram nesta quinta-feira em diversas cidades alemãs, como Dortmund, Plauen, Rostock e Duisburg, para tentar impedir os tradicionais atos convocados por grupos e partidas de extrema-direita no país por causa do Primeiro de Maio.
Segundo informou a imprensa local, as concentrações frente a estes atos organizadas por grupos de extrema esquerda em Dortmund (oeste do país) e em Plauen (leste) derivaram em confrontos violentos com a Polícia.
Em Rostock (nordeste), cerca de 2.000 pessoas convocadas por diferentes forças políticas e sindicais se manifestaram sob o lema “Primeiro de Maio. Rostock livre de nazistas” contra a marcha de perto de 300 simpatizantes da legenda de extrema direita Partido Nacional Democrático (NPD).
A mobilização cidadã contra a extrema-direita teve já seu precedente no fim de semana passado em Berlim, onde milhares de pessoas bloquearam uma manifestação convocada pelo NPD para protestar contra a presença de imigrantes no bairro de Kreuzberg.
Segundo explicou a Polícia, os cerca de cem membros do partido neonazista reunidos tiveram que dar a volta após percorrer apenas 200 metros, porque a rua foi bloqueada por grupos de esquerda. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.