Paulistanos permaneceram cautelosos nas compras deste Natal

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2016 12h32
A tarde desta quinta-feira (27) teve muito basquete e diversão na Escola Especial CENTRAU, que atende estudantes com deficiência auditiva. Foto: Jaelson Lucas/SMCS Jaelson Lucas/ SMCS Papai Noel Natal

Assim como no ano passado, a crise econômica afetou a intenção dos paulistanos no que diz respeito aos presentes de Natal. Segundo sondagem realizada com 1.115 consumidores paulistanos, entre os dias 09 e 10 de dezembro, 57,3% das pessoas pretendem dar presentes neste Natal. A pesquisa foi realizada pela FecomércioSP.

A intenção de presentear alguém atingiu seu período mais baixo dos últimos dois anos. Muito se deve aos preços dos presentes que, em termos nominais, subiram 5%, de R$ 56 para R$ 59. Enquanto isso, a proporção de consumidores que pretendiam gastar menos foi de 53,5%; os que planejaram gastar caíram para 21,8%, o menor nível desde 2009.

A assessora econômica da Fecomércio, Keli Carvalho, ressaltou que as famílias restringiram a troca de presentes às crianças neste Natal.

“Ao que tudo indica sim, porque há grande expectativa de que os brinquedos sejam os itens demandados para presentes no Natal. Dentro os itens que os consumidores têm a intenção de presentear, os brinquedos estão apenas atrás de calçados, vestuários e acessórios”, disse.

Segundo a pesquisa, 31,1% dos paulistanos gastariam um valor maior no presente das crianças, 25,4% no presente da mãe, 17,2% no de parentes e amigos e 1,9% no presente dos pais.

A Fecomércio classificou este Natal como o “do possível”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.