Paulo VI conduziu Igreja com sabedoria e visão de futuro, diz papa

  • Por Agencia EFE
  • 19/10/2014 12h17

Cidade do Vaticano, 19 out (EFE).- O papa Francisco destacou neste domingo, durante a missa de a beatificação de Paulo VI (1897-1978), que ele “soube dirigir com sabedoria e com visão de futuro -e talvez sozinho – o governo da barca de Pedro”.

“Paulo VI, no momento em que estava surgindo uma sociedade secularizada e hostil, soube dirigir com sabedoria e com visão de futuro – e talvez sozinho – o governo da barca de Pedro sem perder nunca a alegria e a fé no Senhor”, disse Francisco durante a homilia da beatificação.

Francisco lembrou como o papa instituiu o Sínodo dos Bispos com o objetivo de, como escreveu Paulo VI, “adaptar os métodos de apostolado às múltiplas necessidades nosso tempo e às novas condições da sociedade”.

A missa de hoje também encerrou o Sínodo extraordinário da família nas duas últimas semanas no Vaticano.

“Contemplando este grande papa, a este cristão comprometido, este apóstolo incansável, diante de Deus hoje não podemos mais do que dizer uma palavra tão singela quanto sincera e importante: Graças”, continuou Francisco.

O papa argentino agradeceu o “humilde e profético testemunho de amor a Cristo e a sua Igreja” de Paulo VI e lembrou que foi “o grande timoneiro” do Concílio Vaticano II.

Paulo VI, expressou Francisco, “soube de verdade dar a Deus o que é de Deus, dedicando toda sua vida à sagrada, solene e grave tarefa de continuar no tempo e estender na terra a missão de Cristo”.

O papa, disse Francisco, “guiou à Igreja para que seja ao mesmo tempo mãe amorosa de todos os homens e dispensadora de salvação”.

Na beatificação de Paulo VI participaram dezenas de milhares de pessoas, principalmente desde Brescia – cidade natal do pontífice – e de Milão – cidade onde foi arcebispo.

O papa emérito Bento XVI, nomeado cardeal por Paulo VI, participou da cerimônia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.