“Pax” cobre de neve o leste dos EUA e obriga a fechar sede de Governo federal

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2014 12h02

Washington, 13 fev (EFE).- A tempestade “Pax” chegou nas últimas horas à capital dos Estados Unidos, após cobrir de neve e gelo uma ampla faixa do leste do país, além de causar nove mortos e obrigar o fechamento dos escritórios do Governo Federal, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Os nove mortos relacionados com o temporário nas últimas horas morreram, em sua maioria, em acidentes automobilísticos atribuídos às condições meteorológicas, que tornam praticamente impossível transitar pelas vias em muitas áreas.

Além disso, na Geórgia, Carolina do Norte e do Sul e Virgínia quase um milhão de lares e comércios amanheceram sem provisão de energia elétrica, enquanto no Distrito de Columbia e arredores foram registradas acumulações de neve de até 25 centímetros.

A “Pax” vai continuar se movimentando rumo ao nordeste, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que advertiu a população no sul da Pensilvânia para que se prepare para receber até 30 centímetros de neve e à de Nova York, até 38 centímetros.

“A mesma tempestade que causou hoje fortes nevascas e acumulações significativas de gelo em áreas do sudeste começará a se espalhar pelo leste na sexta-feira”, assinalou o SMN em seu último boletim.

O SMN qualificou o temporal de “catastrófico” e o comparou com um fenômeno similar que afetou a costa leste do país em 2000 e que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica durante dias. EFE