Pelé inaugura em favela campo que se ilumina com movimento de jogadores

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 00h24

Rio de Janeiro, 10 set (EFE).- Pelé esteve nesta quarta-feira no Morro da Mineira, favela na região central do Rio de Janeiro, na inauguração de um novo sistema que gera energia através do movimento dos jogadores no campo.

O sistema de iluminação instalado no campo de futebol da comunidade combina o movimento dos jogadores, captado através de 200 placas cinéticas instaladas no subsolo do campo, com painéis solares para acumular energia durante o dia e aproveitá-la durante a noite.

As 200 placas instaladas se distribuem em dez fileiras e alimentam seis refletores de led de 280 watts dispostos nos dois lados da cancha.

Cerca de 20% da energia necessária virá das placas cinéticas e 80% dos painéis solares.

O responsável pelo projeto, o britânico Laurence Kemball-Cook, afirmou: “nossa atenção agora se centra no que implantamos hoje aqui, mas quem sabe se dentro de alguns anos isto poderá ser instalado em sapatos e utilizado para recarregar o telefone celular”.

O evento, organizado pela companhia petrolífera Anglo-Holandesa Shell, contou com a presença de Pelé, que disse esperar que a utilização desta tecnologia servisse para fazer com que muitos jovens brasileiros se interessassem pela ciência.

O astro se emocionou durante seu discurso na entrevista coletiva ao lembrar que seu pai o batizou de Edson em homenagem ao inventor americano Thomas Alva Edison e disse estar “honrado de voltar a trabalhar para meu país” ao participar desta inauguração e poder motivar os mais jovens.

O ato de apresentação deste sistema fez parte da renovação do campo de futebol do Morro da Mineira, muito pedido pelos moradores. EFE

jrv/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.