Pelo menos 15 trabalhadores ficam presos em mina no centro da Colômbia
Bogotá, 13 mai (EFE).- Pelo menos 15 pessoas ficaram presas em uma mina na cidade de Riosucio, na região central da Colômbia, aparentemente devido a uma inundação, informou nesta quarta-feira a União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD), que coordena as operações de resgate.
“Até o momento, como informação preliminar, há o registro de 15 pessoas presas na mina”, relatou o órgão em comunicado.
De acordo com a UNGRD, o acidente ocorreu às 8h30 locais (10h em Brasília) e no local foi instalado um posto de comando unificado para coordenar as operações da diferentes instituições que participam das tarefas de socorro, como bombeiros, Defesa Civil e Cruz Vermelha.
A região onde aconteceu o acidente tem a economia baseada na mineração, principalmente de ouro, atividade que também abrange parte dos departamentos vizinhos de Risaralda e Antioquia.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) detalhou que, segundo informações preliminares, houve uma inundação na mina. De acordo com o órgão, o capitão de bombeiros de Riosucio, Óscar Mejía, também informou sobre a “presença de gases nos túneis verticais de grande profundidade para a exploração de ouro, que ficam no leito do rio”.
As autoridades ainda não sabem se a mina estava em dia com os registros regulamentares ou se operava de maneira ilegal, atividade bastante estendida pelo país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.