Pelo menos 19 mortos em bombardeios e execuções no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2014 13h42

Bagdá, 15 ago (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram e 40 ficaram feridas nesta sexta-feira em bombardeios no norte do Iraque, enquanto o jihadista Estado Islâmico (EI) executou oito pessoas, uma delas diante de uma mesquita xiita na província de Diyala, no leste do país.

Uma fonte da segurança informou à Agência Efe de vários ataques aéreos do exército iraquiano sobre diferentes bairros da região de Al Hauiya, no sudoeste da cidade de Kirkuk, a 250 quilômetros ao norte de Bagdá, que está nas mãos do EI. Os bombardeios provocaram a morte de 11 pessoas e deixaram em várias casas danificadas.

Na província de Diyala os jihadistas explodiram uma mesquita xiita na região de Yalaula, a 70 quilômetros da capital da província, Baquba. Depois da explosão, os radicais capturaram e executaram o imã da mesquita. O corpo foi pendurado em uma torre de alta tensão próxima ao lugar. Até o momento, o número de vítimas causadas pelo ataque é desconhecido.

A mesma fonte afirmou que combatentes do EI entraram hoje na cidade de Sayed Ahmed, no norte de Yalaula, onde a maioria de residentes é xiita. Eles executaram sete pessoas, entre elas cinco membros de uma mesma família, e roubaram bens de vários residentes antes de queimar as casas.

O EI tomou Mossul, a segunda maior cidade do país, em 10 de junho. Desde então, continuam os enfrentamentos para aumentar “o califado” declarado nos territórios sob seu controle no norte da Síria e do Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.