Pelo menos 2 morrem em explosão em posto militar no leste do Líbano

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 09h52

Beirute, 20 jun (EFE).- Pelo menos duas pessoas foram mortas nesta sexta-feira por uma forte explosão perto de um posto do exército e outro da polícia no leste do Líbano, informaram fontes oficiais.

Segundo a “Agência Nacional de Notícias” (“ANN”), um suicida detonou a carga de explosivos que levava na zona de Dar al Baydar, e causou a morte de dois cidadãos palestinos.

No entanto, um porta-voz policial afirmou à Agência Efe que por enquanto só foi confirmada a morte de uma pessoa, enquanto entre seis e oito ficaram feridas, embora a Cruz Vermelha libanesa eleve esse número a pelo menos 18.

A rede de televisão “LBC” afirmou que o atentado era contra o chefe da Segurança Nacional, o general Abbas Ibrahim, que passava pelo local no momento da explosão, embora Ibrahim tenha saído ileso.

Os veículos de imprensa libaneses advertiam hoje nas edições impressas que o grupo jihadista Brigadas Abdullah Azam, cujo bastião está no campo de refugiados palestinos de Ein el-Hilweh (sul), planejava assassinar um responsável de segurança.

As forças da ordem fecharam a estrada que leva ao aeroporto da capital, além de várias ruas de Beirute.

O atentado aconteceu em meio a batidas contra redes terroristas em várias regiões do país.

Essas operações estão vinculadas à situação de instabilidade no Iraque, onde a insurgência sunita no país, liderada pelo Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), tomou na semana passada várias regiões, entre elas Mossul, cidade do norte do país.

No início da manhã, a polícia fez uma batida em um hotel do bairro de Al Hamra, em Beirute, alertada pela presença na região de supostos terroristas que planejavam atentar contra o chefe do parlamento, Nabih Berri.

O próprio Berri anulou uma conferência que tinha prevista para hoje na sede da Unesco por motivos de segurança.

Assim mesmo, o embaixador dos Estados Unidos, David Hale, cancelou uma visita que tinha planejado ao escritório do ministro das Relações Exteriores, Gebran Basil, também por questões de segurança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.