Pelo menos 3 mil sudaneses fugiram para o Sudão do Sul após recentes combates

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 17h31
  • BlueSky

Cartum, 8 fev (EFE).- Pelo menos três mil sudaneses fugiram para o Sudão do Sul após os combates entre os rebeldes e o exército sudanês no final de janeiro nos estados de Nilo Azul e Cordofão do Sul, informou neste domingo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados no Sudão.

Em um relatório, a ONU assegura que, desde 23 de dezembro do ano passado, milhares de pessoas procedentes do Sudão chegaram ao acampamento no Sudão do Sul.

Esse campo já abriga cerca de 80 mil refugiados desde 2011, data da explosão dos combates entre o governo e os rebeldes do Movimento para a libertação do povo do Sudão-Seção Norte (SPLM-SN).

Além disso, a ONU acrescenta que cerca de 262 mil refugiados sudaneses foram distribuídos entre os acampamentos localizados no Sudão do Sul e Etiópia.

O MPLS-SN revelou em janeiro que suas forças tinham feito frente a ataques das tropas governamentais nas províncias de Cordofão do Sul e Nilo Azul e que mataram cerca de 37 soldados.

Os rebeldes combatem o exército sudanês nessas duas províncias há três anos, enquanto o conflito na região ocidental de Darfur se remonta a 2003.

As autoridades sudanesas, enquanto, rejeitam as reivindicações do (MPLS-SN) de outorgar uma autonomia a essas zonas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.