Pelo menos 3 soldados morreram nas últimas horas no leste da Ucrânia
Kiev, 3 mar (EFE).- Pelo menos três soldados morreram e nove ficaram feridos entre ontem e esta terça-feira no leste da Ucrânia, segundo o comando das forças governamentais enviadas para a zona do conflito.
“Na jornada passada (das 6h de segunda-feira até às 6h de hoje) morreram três militares ucranianos e nove ficaram feridos”, disse nesta terça-feira em entrevista coletiva o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, coronel Andrei Lisenko.
O militar denunciou que os separatistas não respeitam o regime de cessar-fogo e não cumprem os acordos para a retirada de armamento pesado da primeira linha da frente, como estipula o plano para a solução do conflito estipulado em Minsk.
As milícias separatistas, disse Lisenko, “estão deslocando continuamente armamento pesado: primeiro da linha de separação de forças para a fronteira com a Rússia e, depois, no sentido contrário”.
A missão especial da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) para a Ucrânia admitiu hoje que não constatou a retirada do armamento pesado da linha que separa as posições de Kiev e dos separatistas pró-Rússia.
“Observamos o deslocamento do armamento, mas por enquanto não podemos verificar sua retirada”, afirmou a OSCE em comunicado divulgado pela missão internacional.
Os observadores reiteraram que para constatar o cumprimento do segundo ponto dos acordos assinados em Minsk em 12 de fevereiro é necessário tanto o “acesso total e ilimitado” a toda a zona do conflito, como “dados básicos” sobre o armamento dos dois lados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.