Peña Nieto afirma estar disposto a encontrar pais de estudantes desaparecidos
Cidade do México, 7 set (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse nesta segunda-feira estar disposto a realizar uma nova reunião com os pais dos 43 estudantes que desapareceram há quase um ano em Iguala e o grupo de especialistas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), embora não tenha fixado uma data.
Em um ato público no estado de Puebla, o presidente expressou sua “total disposição” para dito encontro, solicitado pelos pais das vítimas para antes de 10 de setembro e com a presença do Grupo Interdisciplinar de Especialistas Independentes (GIEI).
Peña Nieto garantiu que desde o desaparecimento dos estudantes na cidade de Iguala, em 26 de setembro de 2014, o governo esteve “perto dos pais”, e reiterou “a permanente disposição” de acompanhar e apoiar os familiares dos jovens.
O presidente comentou que se une a eles no desejo de conhecer a verdade do ocorrido e qualificou a investigação da Procuradoria Geral da República como “séria e profunda”.
O governante agradeceu o relatório apresentado no domingo pelo GIEI, por permitir “ter mais elementos para esclarecer estes lamentáveis fatos” e reconheceu o trabalho “profissional” dos analistas.
Após seis meses de investigação, o grupo designado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) desmontou a versão da procuradoria de que os 43 estudantes foram queimados em um depósito de Cocula, município vizinho de Iguala, após serem detidos por policiais, supostamente confundidos com traficantes, e assassinados por membros do cartel Guerreros Unidos.
Além disso, o grupo abriu uma nova hipótese sobre o motivo do crime, apontando que os jovens poderiam ter se apoderado, sem saber, de um ônibus carregado de droga escondida.
Peña Nieto reconheceu que “há algumas diferenças” entre as diligências da Procuradoria Geral da República e do GIEI, mas que “estas poderão ser superados” com novos trabalhos de perícia para ter “maior certeza” do ocorrido. EFE
mqb/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.