Peña Nieto afirma que cúpula entre UE e Celac foi “muito efetiva”

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2015 15h42

Bruxelas, 11 jun (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, qualificou nesta quinta-feira, em entrevista à Agência Efe, como “muito efetiva” a II Cúpula da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) encerrada em Bruxelas.

“Eu acho que foi uma reunião muito efetiva, muito pontual em seu alcance. Uma reunião realizada praticamente em 24, 36 horas diria eu, e com importantes benefícios”, declarou.

Perguntado por sua avaliação desta reunião de dois dias, Peña Nieto ressaltou que este tipo de encontro “permite primeiro aproximar duas regiões que se complementam e que, além disso, historicamente tiveram investimentos muito importantes”.

O líder mexicano ressaltou também que é a União Europeia o principal investidor na região latino-americana e no Caribe.

“Para o México é o segundo maior investidor que temos, por isso nosso interesse de atualizar o acordo de livre-comércio que temos com a União Europeia”, disse Peña Nieto.

O presidente mexicano afirmou também que este tipo de reunião, que acontece a cada dois anos, “facilita um diálogo bilateral, multilateral e também um maior envolvimento entre os que temos esta representação, o que favorece à construção tanto de acordos como de fortalecimentos, às alianças tanto econômicas como eventualmente políticas de todos os países” que participam neste fórum. EFE

jav-rac-emm/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.