Peña Nieto expressa a presidente do Egito “indignação” do México por ataques

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 23h19

Cidade do México, 15 set (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, falou por telefone nesta sexta-feira com o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, a quem expressou “a dor e a indignação” da sociedade mexicana pela morte de oito compatriotas em um ataque das forças de segurança egípcias.

A presidência do México indicou em comunicado que nesta manhã Peña Nieto recebeu o telefonema de Al Sisi, “que tinha solicitado esta comunicação previamente”.

“Durante a conversa, o presidente Enrique Peña Nieto manifestou sua profunda consternação e tristeza pela perda da vida de nossos compatriotas, assim como a dor e a indignação que estes fatos inéditos causaram na sociedade mexicana”, destacou o comunicado.

Peña Nieto também expressou sua preocupação pelas pessoas feridas e solicitou que recebam o melhor atendimento médico possível.

De acordo com presidência, o presidente mexicano reiterou a necessidade de uma investigação exaustiva, rápida e profunda, que apure responsabilidades e permita conhecer com exatidão o que ocorreu no incidente em que morreram os turistas mexicanos.

Por sua vez, Al Sisi expressou, “em nome do povo e do governo egípcio, suas mais sentidas condolências e profundo pesar pelo trágico incidente em que oito mexicanos perderam a vida e outros seis ficaram feridos” no domingo no deserto ocidental do Egito, onde forças de segurança desse país supostamente confundiram os turistas com terroristas.

Previamente, o porta-voz da presidência egípcia, Alah Youssef, citado pela agência de notícias “Mena”, já havia falado da conversa telefônica na qual Al Sisi garantiu a Peña Nieto que acompanha pessoalmente as investigações para esclarecer as mortes dos oito turistas mexicanos.

“O Egito não duvidará em apresentar qualquer ajuda e assistência para garantir o tratamento médico necessário aos feridos, e apoiar às famílias das vítimas”, completou Youssef. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.