Peña Nieto oferece apoio a Obama e Castro para restituição de relações
México, 10 abr (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que ofereceu sua colaboração aos líderes americano, Barack Obama, e cubano, Raúl Castro, no processo de restabelecimento de relações diplomáticas entre os EUA e a ilha.
“Expressei aos presidentes Castro e Obama nossa disposição para contribuir no processo de normalização de relações, se for considerado conveniente”, afirmou Peña Nieto em uma entrevista ao Grupo de Diários América antes do início da Cúpula das Américas, no Panamá.
A VII Cúpula das Américas será realizada de hoje até sábado e reunirá 35 países do continente americano, incluído Cuba, que participa pela primeira vez do evento.
No final de 2014, EUA e Cuba anunciaram o início do processo para o degelo diplomático, que contempla a reabertura de embaixadas, facilitar o envio de remessas, viagens e o comércio de certos bens, entre outras medidas.
Neste contexto, o presidente do México afirmou que poderia ser um “mediador” para “potencializar o diálogo em benefício da região”.
O presidente do México disse que a decisão dos EUA e de Cuba é “consistente” com a “posição histórica” do México de buscar soluções pacíficas para as controvérsias e promover o diálogo.
Peña Nieto ressaltou que defendeu, junto a outros países da região, a participação de Cuba no fórum continental, e lembrou que em janeiro de 2014 realizou uma viagem de Estado à ilha para restaurar o diálogo político de alto nível.
Peña Nieto chegou ontem no Panamá e expressou sua confiança de que o evento “será uma cúpula bem-sucedida que gerará novos marcos na história de toda América”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.