Peña Nieto se reunirá com pais de 43 desaparecidos no dia 24 de setembro

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2015 00h38

Cidade do México, 12 set (EFE).- O governo do México, representantes dos familiares de 43 estudantes desaparecidos e membros do grupo de analistas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) marcaram uma reunião entre o presidente Enrique Peña Nieto e os pais dos jovens para o próximo dia 24 de setembro, se informou a Secretaria de Governo (Interior) em comunicado.

O órgão também informou que nos últimos dias o presidente deu instruções às dependências do governo para que as conclusões formuladas pelo Grupo Interdisciplinar de Especialistas Independentes (Giei) da CIDH sejam analisadas e incorporadas à investigação aberta pela Procuradoria Geral da República (PGR, Promotoria).

“O México vai continuar somando esforços orientados a chegar à verdade e à justiça no caso Ayotzinapa”, disse.

Previamente, o presidente da governamental Comissão Executiva de Atenção a Vítimas (CEAV) do México, Jaime Rochín, afirmou que a instituição aceitou a oferta de intermediação do grupo de especialistas da CIDH com os parentes dos estudantes desaparecidos.

Em reunião com Carlos Beristain, do Giei, Rochín disse em nome da CEAV que as observações contidas no relatório apresentado pelos especialistas sobre o caso dos estudantes “são fundamentais para fazer cumprir os direitos de acesso à verdade e à justiça para as vítimas”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.