Pentágono confirma ataque de drones contra grupo Al Shabab na Somália
Washington, 13 mar (EFE).- O Pentágono confirmou nesta sexta-feira um ataque com drones na Somália contra o grupo terrorista somali Al Shabab, no qual pode ter sido morto o mentor do ataque ao centro comercial Westgate de Nairóbi cometido em setembro de 2013.
O porta-voz adjunto do Pentágono, o coronel Steve Warren, confirmou que o ataque aconteceu, mas não esclareceu se nele faleceu Adan Garaar, comandante da Al Shabab, que foi apontado como responsável do ataque ao Westgate, no qual morreram 67 pessoas.
Segundo o jornal “The Washington Post”, Garaar foi atacado quando viajava em um veículo com outras duas pessoas, perto da cidade de Bardera, no sul da Somália.
Desde o atentado ao centro comercial de Nairóbi, os Estados Unidos intensificaram os ataques com aviões não tripulados na Somália e deslocaram a Mogadíscio um pequeno contingente de assessores militares.
Em setembro, um drone acabou com a vida do líder da Al Shabab, Ahmed Abdi Godane, enquanto em dezembro e posteriormente no final de janeiro, bombardeios similares mataram outros dois altos cargos da milícia radical islâmica.
No entanto, não está claro até que ponto estes ataques conseguiram debilitar a capacidade da milícia, que recentemente pediu que ocorresse a realização de ataques contra shoppings nos Estados Unidos.
A Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à rede terrorista Al Qaeda, luta para instaurar um estado islâmico de corte wahhabista na Somália.
A Somália vive em um estado de guerra civil e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias islamitas, grupos tribais e de delinquentes armados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.