Pentágono confirma que China irá devolver drone apreendido

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/12/2016 20h03
EFE Pentágono confirma que China irá devolver drone apreendido

As forças armadas dos Estados Unidos confirmaram que chegaram a um acordo com os chineses em que foi “assegurado um entendimento” de que a marinha chinesa irá devolver um drone norte-americano apreendido no Mar do Sul da China. 

A declaração encerra um dos mais sérios incidentes entre os militares dos dois países nos últimos anos. 

Peter Cook, porta-voz do secretário de Defesa dos EUA Ash Carter, afirmou em um comunicado que os Estados Unidos registraram sua objeção com aquilo que consideram ser uma apreensão ilegal do equipamento em águas internacionais. 

A marinha chinesa apreendeu na última quinta-feira o drone, o qual o Pentágono disse que estava sendo operado por civis que conduziam pesquisas sobre o oceano. 

O porta-voz do ministério da Defesa da China, Yang Yujun, emitiu um comunicado neste sábado dizendo que um bote salva-vidas da marinha chinesa encontrou um dispositivo desconhecido. “Para impedir que esse equipamento representasse alguma ameaça à segurança da navegação de embarcações próximas e suas equipes, o bote chinês adotou a atitude profissional e responsável de verificar o dispositivo”, afirmou Yang. No comunicado, Pequim afirma que, depois de verificar que o dispositivo era um drone norte-americano, “decidiu transferi-lo para os Estados Unidos de forma apropriada”.

Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.