Pentágono envia sonda submarina para ajudar na busca por avião malaio

  • Por Agencia EFE
  • 24/03/2014 21h03

Washington, 24 mar (EFE).- O Pentágono anunciou nesta segunda-feira que enviou à Austrália uma sonda submarina autônoma para buscar os restos e a caixa-preta do avião da Malaysian Airlines desaparecido há mais de duas semanas e que hoje as autoridades malaias confirmaram que caiu no sul do oceano Índico.

A sonda Bluefin-21, similar a um torpedo, foi enviada a Perth, na Austrália, de onde operam os voos de reconhecimento que varrem a área onde acredita-se que caiu o Boeing 777-200 com 239 pessoas a bordo.

O porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, afirmou hoje em entrevista coletiva que o aparelho só será usado caso se limite uma área de busca de restos do avião no leito marinho.

“Para que o Bluefin funcione é preciso fornecer-lhe parâmetros precisos e isso ainda não ocorreu”, explicou Kirby no Pentágono.

O Bluefin-21, equipado com sonar e com um comprimento de cinco metros, já foi utilizado na busca pelo voo 447 da Air France que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009.

Segundo a Bluefin Robotics, empresa que desenvolveu este submarino autônomo, o aparelho pode trabalhar durante 25 horas, chegar a profundezas de até 4.500 metros e transportar vários instrumentos que detectariam restos do avião ou o “bip” emitido pela caixa-preta para ser localizada antes que fique sem bateria.

Adicionalmente, o Pentágono também fornecerá através de seu Comando do Pacífico um localizador conhecido como TPL-25, que é arrastado por um navio a baixas velocidades para detectar os sinais das caixas-pretas.

Este receptor, altamente sensível, deveria captar as emissões das caixas-pretas até um máximo de 6.000 metros de profundidade. A profundidade na área do Índico onde se concentra a busca oscila entre os 1.150 e 7.000 metros.

Por enquanto, a busca da aeronave está a cargo de aviões de vigilância marítima, dois deles americanos, que, apesar da impressionante operação nesta área remota, não conseguiram encontrar restos que claramente pertençam ao avião. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.