Pequena frota de embarcações de guerra russa se dirige ao Atlântico Nordeste
Moscou, 20 nov (EFE).- Uma pequena frota integrada por quatro embarcações de guerra zarpou nesta quinta-feira de Severomorsk, base da Frota do Norte russa, em direção às águas internacionais do Atlântico Nordeste, fronteiriças com vários Estados-membros da Otan.
O principal objetivo da missão, que coincide com uma renovada tensão entre a Rússia e o Ocidente pelo papel que Moscou desempenha na crise da Ucrânia, é “garantir a presença naval da Rússia em zonas operacionais importantes do oceano mundial”, afirmou um porta-voz da Armada russa.
Outro objetivo da pequena frota será garantir a segurança das rotas marítimas usadas pela frotas mercante e pesqueira russas.
Além do destróier “Severomorsk”, a pequena frota é integrada pela grande navio de desembarque “Aleksandr Otrakovski”, do cargueiro “Dubna” e o rebocador de resgate “SB-406”.
A região do Atlântico Nordeste inclui as águas do mar de Barents, o Mar Báltico, Islândia, a Groenlândia oriental, as ilhas Açores e o canal da Mancha, entre outras.
A Otan também vem reforçando sua presença nas fronteiras compartilhadas com a Rússia em meio à crise na Ucrânia, que gerou uma grande tensão entre a Rússia e Ocidente pela suposta intervenção de Moscou no leste deste país após a anexação da Crimeia.
Tanto a Ucrânia como a União Europeia e os EUA acusam a Rússia de fornecer socorro militar aos insurgentes que combatem as forças ucranianas no leste do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.