Pequeno vazamento de água radioativa é registrado na usina de Fukushima
Tóquio, 2 mai (EFE).- Uma pequena quantidade de água radioativa, cerca de 40 mililitros, vazou de um dos tanques de armazenamento da usina nuclear de Fukushima, informou neste sábado o jornal local “Asahi”.
Um funcionário da acidentada central nuclear, no nordeste do país, encontrou ontem uma poça de 20 centímetros quadrados em um dos contêineres que armazenam a água poluída, indicou a Tokyo Eletric Power Company (Tepco), operadora da usina.
Ao ser testado, o líquido registrou um índice radioativo de 70 milisievert por hora (msv/h), muito acima dos 0,11 msv/h do limite recomendado.
Para prevenir novos vazamentos, os técnicos da Tepco estão colocando sacos de areia ao redor do tanque.
O problema ocorreu no mesmo dia em que começaram os testes para construção de um muro de gelo subterrâneo na usina, uma das opções para tentar impedir que a água saia de dentro do local.
O terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011 provocaram em Fukushima o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.
Os vazamentos radioativos ainda impedem que cerca de 70 mil pessoas que viviam na região próxima à usina possam voltar às suas casas, e afetam de forma grave a agricultura, a pesca e a pecuária local. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.