Peregrina americana que fazia rota na Espanha está desaparecida desde abril

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 11h06

León (Espanha), 5 jun (EFE).- A polícia espanhola não tem pistas sobre o paradeiro da peregrina americana Denise Pikka Thiem, de 41 anos e origem asiática, desde que em 5 de abril seu rastro foi perdido enquanto realizava a travessia do Caminho de Santiago durante sua passagem por província de León (noroeste).

Nesse dia, a americana enviou um e-mail a uma amiga mandando um alô “desde Astorga”, onde anunciava sua intenção de seguir sua rota. Esta foi a última notícia que se teve de Denise.

Desde então seu paradeiro é desconhecido e também não houve qualquer registro de atividade em suas contas bancárias e nem nas redes sociais, onde era muito ativa.

Preocupado pela falta de notícias, seu irmão, Cedric Thiem, denunciou o desaparecimento e inclusive viajou à Espanha para participar pessoalmente dos trabalhos de busca.

Cedric chegou a León em 20 de abril e retornou aos Estados Unidos em 10 de maio, embora mantenha o contato desde sua casa do Arizona com as autoridades espanholas para estar o tempo todo informado sobre o andamento das investigações, que, por enquanto, seguem estagnadas, segundo reconhecem fontes oficiais espanholas.

A princípio, os investigadores consideraram um acidente como a hipótese mais provável do desaparecimento da peregrina, embora esta via perca força com a passagem do tempo, dado, além disso, que a zona na qual Denise fez o último contato é muito plana e não apresenta excessivas dificuldades para seu trajeto.

Transcorridos dois meses desde o desaparecimento, os investigadores não descartam nenhuma hipótese e admitem certo desconcerto pela falta de pistas.

A última pessoa que a viu foi um peregrino italiano, Giorgio Candoni, já que ambos pernoitaram no mesmo lugar, o Albergue São Javier, e no dia seguinte foram vistos por um casal de peregrinas alemãs que mantiveram uma conversa com ambos em um terraço próximo à catedral de Astorga.

Este peregrino foi interrogado pela polícia e colaborou o tempo todo com os investigadores, embora seu testemunho não tenha apresentado novas pistas.

A desaparecida, de traços indo-asiáticos, mede 1,60m, tem 41 anos, entre 50 e 53 quilos de peso e cabelo longo, liso e preto e quase não fala espanhol.

Mantinha contato periódico com seu irmão através do Skype, mas a última vez que se falaram foi em 1 de abril.

A polícia reitera seu pedido de colaboração cidadã e pôs à disposição telefones dos cidadãos que tenham alguma notícia de Denise. EFE

lm/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.