Peru começa a cumprir decisão da CIJ com trabalhos de cartografia

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2014 14h28

Lima, 28 jan (EFE).- O Peru já começou a implementar a decisão da Corte Internacional de Justiça de Haia (CIJ) sobre os limites marítimos com o Chile, com o início dos trabalhos de cartografia, afirmou nesta terça-feira o primeiro-ministro peruano, César Villanueva.

Ele ratificou, em declarações para à emissora local “América Televisión Perú”, que a decisão “outorgou a Lima 50 mil quilômetros quadrados de espaço marítimo”.

A CIJ emitiu ontem a decisão sobre os limites marítimos entre Peru e Chile, que manteve a fronteira atual até 80 milhas. Contudo, a partir dessa distância, e até as 200 milhas, atribui o monopólio econômico da zona marítima aos peruanos.

Villanueva reconheceu que será necessário fazer algumas coordenações com o Chile, mas esclareceu que elas não implicarão em qualquer negociação.

“É preciso fazer cotejos e coordenações com eles, mas não negociações, nem formação de comissões. A implementação começou pela nossa parte e vamos seguir”, assinalou.

O primeiro-ministro assegurou que serão mantidos os níveis de coordenação e de aproximação “permanentes” com o Chile e que a legislação interna do Peru terá uma “adequação”, sem que seja necessário emitir normas especiais.

Também disse que deve enviar embarcações de pesquisa à zona e realizar “o mais rápido possível” ações operativas junto ao Ministério da Produção e ao Instituto do Mar do Peru (Imarpe).

“Podemos tomar posse a partir de agora mesmo. Temos que trabalhar na pesquisa, conhecer muito mais essa região e que os empresários e pescadores possam explorar”, indicou.

Villanueva destacou a importância de se ter estabelecido a delimitação marítima, e considerou que a partir disto “a relação com o Chile será muito fortalecida”.

“Estamos na Aliança do Pacífico, há coisas muito positivas que nos unem ao Chile. Com segurança, esta relação será ainda mais forte”, concluiu. EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.