Peru expressa preocupação com polarização na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2015 00h59

Lima, 12 set (EFE).- O governo do Peru expressou neste sábado sua preocupação com a situação de polarização interna que afeta a Venezuela, após a condenação ditada contra o líder opositor Leopoldo López, segundo um comunicado emitido pela Chancelaria do país.

O governo do presidente Ollanta Humala fez também um apelo para “que vença o diálogo, pedindo às diferentes forças políticas para manter a paz e a tranquilidade no atual momento”.

O comunicado acrescentou que esta situação tem especial significação na perspectiva das eleições legislativas convocadas para dezembro próximo.

A declaração do governo peruano foi feita dois dias depois da sentença de 13 anos e nove meses de prisão para López por supostamente planejar os protestos contra o regime de Nicolás Maduro em 2014.

Precisamente, cerca de 50 pessoas carregando bandeiras venezuelanas e fotografias de Leopoldo López fizeram um protesto em frente à embaixada da Venezuela em Lima para rejeitar a sentença contra López.

“Hoje estamos repudiando a sentença injusta contra Leopoldo López na quinta-feira passada, onde Nicolás Maduro decidiu que tinha que ficar preso”, declarou à Agência Efe a representante da Mesa de Unidade Democrática no Peru, Paulina Facchin.

A porta-voz da oposição venezuelana em Lima lamentou que o presidente do Peru, Ollanta Humala, “nunca tenha fixado uma posição firme em favor da proteção dos direitos humanos e da democracia” em seu país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.